Mulheres que viajam sozinhas ainda causam estranhamento em alguns lugares. Tudo bem, a gente não liga.
A viajante que inspira desse mês é Gaía Passarelli, que, inclusive, registrou parte de suas andanças em um livro muito legal: Mas você vai sozinha? (Ed. Globo) que tem uma linguagem muito honesta sobre as delícias (e os perrengues) das viagens solo.
Eu fiquei muito feliz e honrada quando a Gaía aceitou o convite de compartilhar um pouco de suas experiência aqui no blog.
Vou começar com a parte mais linda da entrevista. Olha só a resposta dela à pergunta “O que você pode classificar como seu maior aprendizado de viagens?”:
Que adoro minha própria companhia e sou bem capaz de me virar sem depender dos outros. Mas acho que o que a viagem solo mais ensina é a prestar atenção no mundo ao redor. Você tem a chance de ficar muito mais imerso em culturas, idiomas, rotinas e realidades totalmente diferentes e não tem o suporte do outro para usar como desculpa.
Adoro gente que se ama e está sempre com o coração aberto para receber coisas novas!
E a Gaía ao que parece apenas amadureceu esse perfil ao longo da vida. Ela conta que desde criança, fazer coisas sozinhas (com ir ao cinema, por exemplo) nunca foi um problema para ela. A primeira viagem solo aconteceu quando ela estava estudando em Londres, queria visitar a Escócia mas não tinha companhia. Resolveu não cancelar seus planos, simplesmente foi. E a partir daí as outras viagens foram acontecendo e abrindo novos caminhos. Hoje a Gaía faz várias viagens a convite de hotéis e bureaus de turismo para divulgar destinos e experiências.
E essa alma viajante deixa uma dica importantíssima para pessoas que viajam sozinhas: não tem nada mais precioso do que se informar. Pesquise sobre o lugar onde vai, saiba de antemão como chegar do aeroporto ao hotel/pousada/casa onde vai ficar, saiba como funciona dinheiro e telefonia, esse tipo de coisa.
Gente, não dá vontade de construir uma amizade com ela? Super recomendo acompanhar o blog e os perfis no Facebook e Instagram.
Que a vida recompense com muita saúde e muitas viagens a generosidade linda da Gaía em compartilhar suas experiências com a gente!
Um monte de beijos!
