Não existe lugar mais sagrado para os monoteístas do que Jerusalém.
Para os cristãos, foi ali que Jesus viveu os momentos finais e mais emocionantes de sua vida na Terra. O local de sua morte se tornou o Santo Sepulcro, oficialmente, a primeira igreja cristã do mundo. Para os Judeus, ali está o templo de Davi, que é considerado o caminho mais curto entre Deus e os homens; por isso que suas ruínas são até hoje um símbolo importante do judaísmo: o Muro das Lamentações. E é em Jerusalém que os judeus acreditam que vai chegar o tão esperado Messias. Para os muçulmanos, é o lugar onde o profeta Maomé ascendeu ao encontro de Alah e se tornou seu representante na Terra. E a Mesquita Dourada marca onde esse encontro entre Deus e o Profeta aconteceu.
Enfim, manifestações de fé não faltam em Jerusalém. Obviamente, nem tudo são flores, infelizmente, nem sempre a fé é levada a sério, mas não vou entrar nesse mérito aqui porque esse blog é sobre viagens e não tem a intenção de ser polêmico. Mas caso tenham interesse em entender um pouco dessa história, tem um livro muito legal, que eu super recomendo – Jerusalém: uma cidade, três religiões.
Como em toda a Palestina, em Jerusalém também existe um duelo gigante por poder e posse, o que faz com que a gente se sinta em um fio de alta tensão desencapado. Mas por outro lado, também é uma cidade segura e muito tranquila. O pouco que eu conheço de Oriente Médio é assim mesmo, um delicioso paradoxo.
Mas se você não está nem aí para religião ou história, vá pela comida. A cidade está nos top 5 em gastronomia entre as cidades que eu conheço. E o azeite? Melhor da vida! Os restaurantes que eu visitei foram uma surpresa melhor que a outra.
E como sempre, o melhor de tudo são as pessoas. Gente, eu amo visitar lugares cheios de estereótipos só para reforçar em minha mente como é desnecessário tentar rotular lugares e pessoas. Seja judeu, árabe, armênio ou cristão, a população de Jerusalém é muito hospitaleira e agradável.
Visitar Jerusalém é uma grande honra. Gente, sério, é emocionante. A história da civilização que a gente conhece hoje, meio que começou ali. A forma como eles carregam essa história é mágica. #ficaadica 😉
Vou ficando por aqui, mas qualquer dia desses entra um post sobre Tel Aviv, outro lugar incrível na Palestina.
Já foi para Jerusalém? Compartilha sua opinião. Vou adorar saber!
Um monte de beijos 😊

