Lugares

Istambul é logo ali!

Uma cidade mágica, com muitas surpresas que vão fazer você se apaixonar!

Eu tenho um amor enorme por Istambul.

Foi a primeira cidade que eu visitei com uma cultura completamente diferente da minha e isso me fascinou de um jeito que não consigo explicar.

E tem toda a história maravilhosa. Antes de ser Turquia, o país chamava Constantinopla, por causa do Imperador Constantino. Essa parte da história é super importante, principalmente no período das Cruzadas. Mas não quero falar sobre isso nesse post. Mas se você pesquisar, vai achar muita coisa legal sobre essa época.

A primeira vez que fui para Istambul, achei tudo tão mágico. Tudo chamou minha atenção de um jeito muito especial. A cidade é enorme, tem mais de 14 milhões de habitantes. Por mais que ela seja plural, a cultura turca (ou árabe, nunca sei como fala) tem um peso enorme ali.

No meio daquele caos de toda cidade grande, em algumas horas do dia cai um silêncio lindo, em respeito ao momento de oração anunciado pelos minaretes das várias mesquitas. De modo geral, todo mundo respeita. Sério, isso é lindo. Parece que a cidade, com aquele trânsito caótico e todo aquele barulho, pára para ouvir a leitura do alcorão.

Outra coisa que adoro é a cultura da barganha. Para algumas pessoas, principalmente nos bazares, pode ser até ofensivo você aceitar a primeira oferta do produto que está interessado em comprar. Tem que negociar e barganhar pelo preço. Essa parte é divertida.

E a noite de Istambul? Tão boa quanto São Paulo, New York e Barcelona. Tem lugares incríveis, cheios de gente bonita, com música boa e tudo sem muita hora para acabar.

A cidade também nos presenteia com uma gastronomia maravilhosa e lugares incríveis para conhecer: Grand Bazar, Bósforo, Palácio Topkapi, Mercado de Especiarias, Basílica Cisterna, a experiência de tomar um banho turco, enfim, Istambul é demais.

Minha paixão pela cidade também se dá pelo fato de que a gente julga tanto sem saber ou conhecer um lugar e suas pessoas. Existe tanto preconceito com a religião, os costumes, o estilo de vida das pessoas, enfim, tanta coisa. Aí você chega em Istambul, ou qualquer outra cidade com cultura parecida, e toma um tapa na cara por perceber que as coisas funcionam muito bem mesmo estando “fora dos padrões” que tanta gente insiste em criar. E o resultado é uma sensação de gratidão por entender que o que é diferente não é errado, nem certo. É apenas diferente. E tudo bem. É assim que tem que ser.

Vou parar por aqui mas com certeza vou fazer outros posts sobre Istambul. A cidade merece e minha paixão por lá não é coisa para um post só 😉

Se você já foi, me conta sua impressão sobre lá. Vou adorar saber!

Um monte de beijos 😊

Grand-Bazar
Grand Bazar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Logo ali

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading