Medellín tem uma história muito louca!
Entre o final do século 19 e início do 20, construção de rodovias, produção de café, extração de ouro, arte, música e literatura, trouxeram uma realidade cultural, política e econômica muito interessante para a cidade. Enfim, por várias décadas foi uma grande metrópole que enchia seus moradores de orgulho.
Aí rolou uma guerra civil (1945, acho) que meio que começou por causa do crescimento desordenado da cidade. Depois, a partir da década de 70, a máfia tomou conta de tudo por ali e fez o maior estrago. Pablo Escobar e seus amiguinhos transformaram Medellín na capital mundial do comércio de cocaína e a cidade com a maior taxa de homicídio do mundo. A ruína.
Mas a cidade sobreviveu a tudo isso, se reergueu com grandes construções, sistema de transporte, parques, museus, bibliotecas, polícia eficiente, artes, turismo, enfim, hoje é uma das cidades mais seguras da América Latina com uma população encantadora e super amigável!
Por que é legal saber tudo isso? Porque quando você está lá, seja caminhando segura e tranquilamente pelos parques ou entre as glamurosas construções coloniais do século 19, dá para sentir o orgulho que a cidade tem de si mesma por toda essa capacidade de se reerguer e se renovar deixando a parte triste da história para trás. E isso é lindo!
Inclusive, deixa eu explicar uma coisa: ninguém ali tem orgulho do Pablo Escobar não, tá? Não precisa chegar em Medellín e ficar falando do cara. Não é legal. Quer puxar assunto? Fala do café colombiano (que é super famoso), fala da indústria textil, fala da segurança da cidade… Ah, pode falar também do Fernando Botero, um orgulho do país, nascido em Medellín! Um dia talvez eu faça um post sobre ele. Por enquanto, deixo vocês com uma foto da Praça Botero cheia de suas esculturas gorduchinhas!
Um monte de beijos!
Obs.: não sou historiadora, professora, nada disso. Todas as informações desse e dos meus futuros posts são frutos das minhas pesquisas de viagem. Tenho várias anotações e referências. É assim, pesquisando, que aprendo sobre os lugares que visito. Resgatei tudo para dar vida a esse blog. Qualquer erro, exagero ou desordem cronológica precisam ser perdoados por aqui, blz? E de novo, você pode compartilhar sua experiência também. Super bem-vinda 😉
Muito legal ! Conheço muito pouco este destino e realmente há uma outra imagem da descrita aqui. Já fiquei com vontade de conhecer Medellín e seus encantos. Obrigado e mais uma vez parabéns !!!!
Beijos
Vc vai amar! A cidade é uma surpresa bem boa!
Também me surpreendi com Medellín
Cidade incrível
Vale dizer que o aeroporto fica na cidade de Rio Negro , parte alta a cerca de 30 minutos de Medellín
A descida das montanhas até Medellín é incrível
Vale a pena parar no meio do caminho pra apreciar a beleza da cidade vista do alto.
Parabéns Nani Duraes pela iniciativa de dividir conosco suas experiências bj