Eu sou agarrada no amor pela África de forma geral. Um continente que representa muita coisa e carrega uma carga cultural gigante.
Cidade do Cabo, na África do Sul, é puro charme a começar com todo aquele cenário exuberante não importa em que ponto da cidade você esteja. A cidade é colorida e feliz!
Também conta com estradas lindíssimas de tirar o folego e ainda tem o Cabo da Boa Esperança, ponto que conecta os Oceanos Atlantico e Índico, que tem importância gigante na história das navegações (dá uma pesquisada sobre Bartolomeu Dias e Vasco da Gama e suas buscas pelo caminho às Índias).
Ok, tudo isso é incrível, mas preciso dar uma dica para vocês: não vá para África do Sul sem ler sobre Apartheid – a segregação das populações negra e branca, veiculada pela política oficial de minoria branca do país. Essa política pretendia impedir todo o relacionamento entre indivíduos de “raças” diferentes (não brancos) e limitando seus direitos políticos, econômicos, social e espacial. Gente, esse sistema ridículo vigorou entre 1948 e 1994. Isso mesmo: 1994! A palhaçada acabou graças ao esforço e sacrifício gigantes (27 anos de prisão) de Nelson Mandela que liderou de uma forma linda e emocionante o movimento pelo fim do Apartheid e se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul.
Por que estou dando essa dica? Porque a África do Sul tem cheiro de liberdade. E sabendo dessa história tão macabra e tão recente, fica facinho de entender a razão disso. Mais da metade da população viva da África do Sul sabe o que significa ser tratado como nada só por causa da cor da pele. Viveram isso há pouco tempo. Consegue imaginar a satisfação desse povo exercendo seu direito de ir e vir? É muita emoção minha gente!
Por mais incrível que seja um lugar, nada como sua história para deixar tudo mais incrível ainda! Cidade do Cabo é um exemplo perfeito disso.
Finalizo com uma foto do Nelson Mandela porque o post merece e ele era o cara! E obviamente, fico esperando toda curiosa para saber se vocês conhecem a Cidade do Cabo e como foram suas experiências por lá 😉
Um monte de beijos!